Abril - 2014
STQQSSD
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

Email Newsletter icon, E-mail Newsletter icon, Email List icon, E-mail List icon Sign up for WTF Email Newsletter


» Matérias «


[Artigos - Materias] Dobok (Mestre Gilbert S. Soo Bang)

Dobok – O uniforme do Taekwondo



Antes mesmo de começar o seu treinamento, o praticante depara-se com o Dobok. Aprende de seu Mestre a forma correta de usá-lo. O Dobok é uma vestimenta especial para o treinamento do corpo e da mente, no qual o espírito da Korea e a tradição milenar permanecem vivos.

O Dobok é constituído de calça, blusa e faixa. O Dobok tem uma semelhança com as tradicionais roupas coreanas chamadas "hanbok", cuja origem é desconhecida. Há relatos que mostram o uso costumeiro do "hanbok" no período de Silla, Kaya e Koguryo.

Parece que o branco era a cor usada diariamente pelas pessoas do período Koguryo. E também que os tecidos das calças e blusas eram do mesmo tipo dos encontrados nas pinturas das paredes das tumbas dos três reis.

Com relação a forma de se fazer um Dobok ele tem muita semelhança com a tradicional roupa coreana. Tem três tipos de formas: circular, quadrado e triangular. A cintura tem forma circular, as bainhas das calças são quadradas, e os quadris, triangulares.

A forma circular representa o Céu, o quadrado – a Terra, e o triangular, o Homem. Os três símbolos são a fundação do Universo, unindo e integrando-os em uma UNIDADE.

De acordo com a teoria do Yin e Yang, a calça representa a Terra (Yin), a blusa representa o céu (Yang) e a faixa representa o próprio Homem.

A cor branca simboliza a parte obscura do Universo. De acordo com a filosofia da tradição coreana, a origem do Universo é pronunciada como Han. Han dentro das cores significa Branco. Na crença coreana, o branco representa a origem do universo.

As golas dos atuais Dobok’s são em formato V. Diferem da tradicional vestimenta para diminuir o desconforto durante a prática do Taekwondo. Na graduação POOM (alunos com idade inferior a 15 anos que alcançam a Faixa Preta) as golas são listadas em vermelho e preto, e para as graduações em DAN (alunos com idade superior ou igual a 15 anos que alcançam a Faixa Preta) as golas são pretas.

Mantenha seu Dobok sempre limpo, e respeite o seu uso.

Isso faz parte da filosofia da prática do Taekwondo.

(Artigo publicado na coluna de Mestre Gilbert em: http://www.sportsc.com.br/gilbert.html )


 
BANG .:. Desde 1971 no Brasil .:. Tradição & Qualidade