Agosto - 2014
STQQSSD
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Email Newsletter icon, E-mail Newsletter icon, Email List icon, E-mail List icon Sign up for WTF Email Newsletter


» Matérias «


[Artigos - Materias] O que vai

O que vai "cair" no exame?


Pesquisamos em nosso Banco de Dados um pouco sobre a história do Taekwondo no Brasil. Para atender as solicitações de Instrutores e Mestres utilizaremos como exemplos material do BANG TAEKWONDO CLUB ( Fundada pelo Grão Mestre Kun Mo Bang, hoje conhecida como Associação Bandeirantes Taekwondo e dirigida pelo Mestre Mauro Hideki), que foi a organização nacional fundada junto com o KIM TAEKWONDO CLUB ( fundada pelo Grão Mestre Sang In Kim, hoje conhecida como Paulista Taekwondo e dirigida pelo Mestre Silvio Cruz) no Brasil, após a fundação do CHO TAEKWONDO CENTER CLUB ( fundada pelo Grão Mestre Sang Min Cho, atualmente conhecida como Liberdade Taekwondo e dirigida pelos irmãos Yeo Jun e Yeo Jin Kim ). São as três primeiras academias de Taekwondo do Brasil. Esses dados ajudarão a entender melhor o presente artigo.

As questões que chegaram, não foram poucas, são em relação ao Conteúdo Programático a ser ensinado e pedido nos Exames de Faixa e sobre as cores das faixas da W.T.F. .

Vamos entender um pouco o Taekwondo no Brasil. Quando o Taekwondo chegou no Brasil não existia a W.T.F. nem seu estilo KUK KI WON. O Taekwondo era o estilo Choi Hong Ryu e a entidade era a I.T.F. e uma curiosidade o Taekwondo quando escrito pela I.T.F. é escrito TAEKWON-DO ( com hífen ) e a escrita TAEKWONDO ( sem hífen ) apareceu quando da fundação da KUK KI WON. Com isso o Brasil assim como muitos países sofrem ainda ( acreditem ainda existe academia do estilo KUK KI WON que utiliza terminologia e formas da I.T.F. e não apenas no Brasil. ) uma influência das técnicas do estilo Choi Hong Ryu. Uma delas são as faixas com PONTAS, herdada do estilo Choi Hong Ryu. Muitas organizações no mundo que utilizam o estilo KUK KI WON já não as usam mais, o que importa atualmente também não são as cores das faixas e sim o grau ( GUB ou GEUP ).


Quadro de FAIXAS Original do Taekwon-Do ( estilo Choi Hong Ryu )

Vocês lembram que nos ofícios dos Campeonatos antigos você tinha as categorias AMARELA/VERDE e AZUL/VERMELHA e hoje cada vez mais as categorias são divididas por GRAU da Faixa e não pela cor? Muitos tomam por base ofícios de eventos fora do Brasil e acabam adotando, mas não perceberam esta mudança. Vocês poderão observar que no quadro mais atual até as cores foram substituídas. Lembrando que este artigo é dirigido aos militantes do estilo KUK KI WON da W.T.F. .


Quadro de FAIXAS (ALTERNATIVO ) usado em muitas organizações no mundo.

 
Achamos um livreto da W.T.F. enviado logo após a sua fundação onde apresentam um Dobok do modelo Tradicional onde as lapelas eram fechadas com Velcro e na lista da ordem de faixas temos a cor ROXA incluída, sem as faixas com ponta e os GEUP de dois em dois, ou seja, 10/9 - 8/7 - 6/5 - 4/3 - 2/1 e a graduação POOM ( onde atualmente usamos a metade da faixa na cor Preta e a outra metade na cor Vermelha o mesmo na GOLA do Dobok - a graduação POOM é equivalente ao DAN mas para menores de 15 anos de idade, o Grau POOM vai do Primeiro ao Terceiro, após o Terceiro POOM o Faixa Preta Poom quando prestar seu exame e for aprovado recebe o grau DAN, neste caso o Quarto DAN ). A sequência das cores das faixas também sofrem influência do sistema de ensino. Atualmente na Coréia do Sul e alguns países por exemplo a sequência usada é: Branca ( 10/9 GEUP ), Amarela ( 8/7 GEUP ), Verde ( 6/5 GEUP ), Azul ( 4/3 GEUP ) e Vermelha ( 2/1 GEUP ).


Trecho do Ofício Recebido da W.T.F. confirmando o quadro oficial de Faixas GEUP.


Quadro de FAIXAS OFICIAL da W.T.F.

Sobre o Conteúdo de cada faixa apresentamos aqui as grades e a época que foram usadas. O conteúdo apresentando é de forma geral ( é muito extenso o Conteúdo Programático Completo ), por exemplo, quando se ler KIBON DONJAK são as técnicas básicas que na faixa Branca são as bases ( Sogui, Ap Sogui, Ap Kubi, Dui Kubi...), Defesas ( Maki, are maki, momtong maki, orgurl maki, an maki... ), Ataques ( Momtong Tirigui... ) o Barl Ki Surl são as técnicas de Chute no caso da Branca Ap Tchagui, Ap Tcha Oligui, An Tchagui, Pacat Tchagui... . Assim cada grau tem sua sequência de KIBON DONJAK e Barl Ki Surl. Também perceberá as terminologias usadas antigamente, por exemplo, Formas pode ser escrito como POOM-SE, HYONG, TURL; combate ou luta pode ser chamado de KYORUGUI ou Derion; a luta combinada de Matcho Kyorugui, Yaksok Derion... Terminologia é outro vasto assunto, o mesmo chute pode ter vários nomes.



 
BANG .:. Desde 1971 no Brasil .:. Tradição & Qualidade