Setembro - 2014
STQQSSD
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Email Newsletter icon, E-mail Newsletter icon, Email List icon, E-mail List icon Sign up for WTF Email Newsletter


» Matérias «


[Artigos - Matérias] O Desenvolvimento do Taekwondo

Após escrever - A Origem do Taekwondo - publicada por diversas revistas nacionais e internacionais, que mudou aquele texto "formato padrão" usado durante anos, agora Flávio S. Joo BANG, ilustra o desenvolvimento do Taekwondo pelos acessórios usados na prática desta arte. Uma nova forma bastante interessante de acompanhar a evolução do Taekwondo desde a sua criação.


O DESENVOLVIMENTO DO TAEKWONDO
por Flávio S. Joo BANG


Curioso e interessante a maneira que vou lhes apresentar o desenvolvimento do Taekwondo, através do desenvolvimento dos equipamentos necessários para a sua prática. Ao analisar outros esportes podemos ver que com o passar do tempo devido as necessidades que o próprio esporte impõe, as necessidades dos praticantes, as facilidades e avanços tecnológicos, a preocupação com a integridade física do praticante entre muitos outros fatores obrigam o desenvolvimento de novos produtos. Assim como a bola de futebol, acessórios para natação, calçados especiais, vestimentas especiais, o Taekwondo também teve seus equipamentos e acessórios envolvidos neste processo evolutivo, que não termina por aqui, a cada dia são realizados estudos e testes para cada vez mais aprimorar os equipamentos ajudando no desempenho do praticante de Taekwondo e de outras artes.

Vamos acompanhar o desenvolvimento dos principais equipamentos e acessórios da prática do Taekwondo.

DOBOK

Modelo do Dobok que era usado pelo MOODOKWAN - Década de 40 e 50.

 Modelo de Dobok Tradicional - Década de 60.

Modelo da Década de 70, não muito visível, era aberto, porém as lapelas se uniam ao centro, sendo fixas por velcros.

Modelo conhecido como "V NECK". Apresentado pela W.T.F. no início dos anos 80.

Modelo atual, que ganhou elástico na cintura da calça, tecidos mais leves e algumas mudanças nos tamanhos dos moldes para dar maior conforto e liberdade aos movimentos.

Variação com gola Vermelha e Preta, modelo usado por crianças e faixa preta infantil, chamado de POOM.

Variação com gola Preta, modelo usado por adultos e faixas pretas - DAN.

HOGU

Primeiro modelo de HOGU - Protetor de Tórax e Sat Po Dê - Protetor Genital. Desenvolvido pela KOTA - Korea Taekwondo Association.

 Modelos da década de 60, também desenvolvido pela KOTA. Era de borracha e muito pesado.

Modelo do final da década de 60, mais leve, internamente era composto por mangueiras flexíveis. Durante a década de 70 este modelo foi usado e teve como diferença o material externo que ao invés de tecido era o Nylon.

Modelo dos anos 80. Primeiros modelos com o material interno feito de uma espécie de Espuma de Borracha, similar ao E.V.A., a parte externa era também de uma espécie de "Napa" emborrachada e flexível.

Modelo do final da década de 80, mais precisamente de 1988.

Modelo atual. Sofreu leve mudança no seu desenho, tornando-se mais anatômico e deixando o atleta mais livre para executar os movimentos. Esse modelo foi apresentado em 1995.

Seguindo as tendências a KOTA também desenvolveu os HOGU, este modelo foi apresentado em 1988, com algumas modificações, feixe com velcro e proteções extras para a região da bacia.

Modelo também desenvolvido pela KOTA, este modelo semelhante ao anterior, apresenta uma proteção extra para as costas, modelo apresentado em 1995.

HEAD GEAR

Modelo do primeiro HEAD GEAR, Mori Bohodê, Protetor de cabeça ou Capacete, apresentado em 1983. Desenvolvido com "NAPA", espuma e "espuma de borracha" nos pontos de maior impacto. Ao contrário do que muitos pensam, esse equipamento protetor foi desenvolvido para proteger o atleta de quedas, muitos acidentes aconteciam devido a queda do atleta, tanto no ataque como pós nocauteado.

Modelo moderno, apresentado em 1990. Produzido em formas com um material chamado de "Espuma de PVC expandido". O atleta usa o Head Gear na cor do seu HOGU.

Variação na cor vermelha.

BOHODÊ

PARL - DHARI BOHODÊ ou protetor de tíbia e ante braço. Modelo que no Brasil chamamos de MEIA ou Protetor tipo meia.O primeiro modelo. Apresentado em 1980.

Modelo com modificações, extensão para o "peito do pé" e no protetor de ante-braço com extensão até as mãos. Este modelo foi apresentado em 1986.

Modelo moderno, em material com maior capacidade de absorção de impactos, mais leve. Este modelo foi apresentado em 1993.

Modelo atual, feito do mesmo material do Head Gear. E também o Protetor de Seios. Modelos apresentados em 1994.

SATPODÊ

Após o primeiro modelo ( apresentado acima junto com o HOGU ) foi desenvolvido no início dos anos 80 este modelo, bem mais leve, feito de fibra e encapado com espuma e "NAPA".

Modelo atual, apresentado em 1989. Masculino.

 Modelo feminino, atual, apresentado em 1992.

 MITT

Luva de foco, amplamente usado nos treinamentos, juntamente com o saco de pancada.

Modelo de escudo adaptado para o Taekwondo. Para o treino de Chutes, a vantagem era o menor impacto nos membros superiores como existia na utilização da Luva de Foco. modelo apresentado em 1984.

 Em 1985, foi apresentada a raquete. Desenvolvida para o Taekwondo e treinamentos de chute - velocidade e precisão.

Muitos atletas usavam as raquetes para treinamento além de velocidade e precisão também para força, o que acabava fazendo com que a raquete simples quebrasse, foi desenvolvido em 1986 a raquete dupla, mais resistente, porém um pouco pesada.

 Modelo atual, muitos machucavam a mão segurando as raquetes, este modelo apresentado em 1994 possui um protetor para as mãos e camada simples, porém o material muito mais resistente e leve. Quem não ouviu falar das incríveis raquetes coreanas inquebráveis?


Além dos equipamentos e acessórios aqui apresentados, existem os de alto nível tecnológico como por exemplo o SSAURABI, produzido pela KM, um equipamento que possui vários alvos que medem potência, velocidade e precisão entre outras possíveis configurações, mas que se torna inviável, devido ao seu custo, para muitas academias, seu custo na Coréia é de 2.500 dólares em média; sacos de pancada com água, Odugui ( joão bobo ) eletrônico, são outros acessórios entre muitos que também sofreram modificações durante o tempo.

OBS.: Os modelos aqui apresentados são os modelos OFICIAIS. Existem uma série de outros modelos que não foram oficializados pela W.T.F. ou KOTA.



 
BANG .:. Desde 1971 no Brasil .:. Tradição & Qualidade