Outubro - 2014
STQQSSD
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Email Newsletter icon, E-mail Newsletter icon, Email List icon, E-mail List icon Sign up for WTF Email Newsletter


» Matérias «


[Faça Você Mesmo!] Saco de Pancada Leve e Odugui (EQUIPE BANG.COM.BR)

Faça Você Mesmo - Saco de Pancada Leve e Odugui


Saco de pancada. Todos devem ter em suas academias. Você percebeu que os sacos de pancada são duros e podem até provocar lesões? Sabe porque? A maioria dos sacos de pancada são feitos para a prática do boxe. Você já viu que o praticante de boxe usa um luva especial para bater no saco de pancada, e os praticantes de Taekwondo?  Com base nos modernos sacos de pancada (com enchimento de espuma especial, água, etc.), desenvolvidos para Taekwondo, que são macios e não provocam lesões na proporção que os outros provocam, desenvolvemos uma solução que aproveita o seu saco de pancada, vamos fazer uma reforma no interior do saco de pancada, no material de enchimento.

Vamos precisar de Espumas de várias densidades, placa de EVA, sacos plásticos ( pode ser o saco de lixo de 100 litros) e o enchimento que já está no saco de pancada ou raspa de borracha.

Primeiro passo, esvazie todo o saco de pancada. Vamos preparar o enchimento. Com a espuma mais densa vamos forrar internamente o saco de pancada. Após forrarmos o saco de pancada, colocamos a placa de EVA no saco de pancada, o EVA fará uma pessão sobre a espuma dando o acabamento e espaço para o enchimento.  Com uma espuma menos densa vamos forrar novamente a parte interior do saco de pancada, agora sobre o EVA. Encha o saco plástico com o enchimento original ( provavelmente tiras e pedaços de pano e couro ) e vá preenchendo o espaço interno até encher.

Pronto! Está pronto para uso o seu “novo” saco de pancada. Em nosso modelo usamos a raspa de borracha, que é um material mais flexível e pesado, detalhe, conseguimos a raspa de borracha gratuitamente em uma retífica de pneus. A raspa de boracha também pode ser usada para fazer o piso da academia, aos invés do tatame de borracha. A raspa é uma opção muito econômica, visto que é conseguida gratuitamente em retíficas de pneus, quando se quer fazer o piso da academia utilizando a raspa de borracha gasta-se apenas com a lona e os acessórios de fixação da lona.

Odugui. Odugui, as vezes não conhecem por esse nome, mas por “João Bobo”.  Um acessório/equipamento de treino muito bom para treino de socos e também de chutes.  Uma observação, um pouco diferente dos modelos vendidos, nossa sugestão será para um modelo fixo.

Para o suporte vamos precisar de uma placa de ferro ( 40 cm x 40 cm) com 4 furos. Uma barra de ferro de 60 cm, uma mola de amortecedor de caminhão ( facilmente encontrada em ferro velho ou mecânicas – conseguimos gratuitamente uma ) e uma placa de ferro de 25 cm x 25 cm. Para o alvo usamos um saco de pancada simples ( de 1 metro e 40 kg ).

O saco de pancada, preparamos do mesmo modo a ser usado suspenso, porém retiramos a parte das correntes da capa do saco de pancada. O suporte, precisaremos de um serralheiro para fazer as soltas. Vamos soldar a mola à base ( placa de ferro com os furos ), na sequência vamos soldar a mola à barra de ferro e esta à placa de ferro menor. Agora só resta montar. Após escolhido o local para a fixação do nosso Odugui, furamos o piso e passamos os parafusos fixando a base ao solo. Com ajuda, colocamos o saco de pancada sobre a placa de ferro superior – a placa de ferro entra no saco de pancada – e fechamos o saco.

Pronto! Experimente! Para proteger os pés de possível acidente, recortamos uma placa de EVA fina, um círculo de 50 cm de diâmetro e colocamos sobre a base fixa ao solo.
DICA: Você pode experimentar outros tipos de enchimento para o saco de pancada e também “bolar” um acabamento para a haste do Odugui.



 
BANG .:. Desde 1971 no Brasil .:. Tradição & Qualidade