Maio - 2019
STQQSSD
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  



» Matérias «


[Taekwondo & Saude] Conhecendo o nosso corpo - Parte 2

Conhecendo o nosso corpo - Parte 2

Quantas vezes você machucou o cotovelo praticando TKD? Certamente poucas vezes. Raramente há lesões no cotovelo seja em aula seja em competição. Por que? Para entender melhor vamos ver essa imagem do cotovelo.

Podemos observar que a articulação do cotovelo é formada por três ossos: o úmero (osso do braço), o rádio e a ulna (do antebraço). Levante-se, fique com os pés juntos e com os braços relaxados ao lado do corpo com a palma das mãos voltada para sua frente. O osso do antebraço que fica mais próximo ao corpo é a ulna, e o outro, para o lado em que está voltado o polegar, é o rádio.

Por ser uma articulação pouco protegida por partes moles (gordura, músculos, por exemplo), o cotovelo está sujeito a traumas diretos (contusões, entorses, etc.). Mas quando os movimentos realizados obedecem a anatomia e a fisiologia (funcionamento normal da articulação) há pequena probabilidade de traumas.

É possível realizar quatro movimentos com o cotovelo:
- flexão
- extensão
- pronação: movimento de virar a palma da mão para baixo
- supinação: movimento de virar a palma da mão para cima

Nós realizamos todos esses movimentos durante uma aula, sejam movimentos isolados ou combinados. Quando os realizamos de forma correta, automaticamente a articulação está protegida.

São quatro os principais músculos atuantes no cotovelo e que promovem esses movimentos: braquial, bíceps, tríceps e braquioradial. Outros pequenos músculos do antebraço produzem movimentos do antebraço, da mão e dos dedos.

Questão: para um bom ouvinte ou para o aluno curioso, é sabido que em um movimento em que o cotovelo está fletido, esse ângulo de flexão é na maioria das vezes de 90 graus. Por que?
E tem mais: será que todos os ataques terminam com o cotovelo estendido, e as defesas com o cotovelo fletido? Qual a razão disso?

Em nossas aulas, entramos em alguns detalhes para facilitar o entendimento dos movimentos procurando ensinar a técnica de forma integral.

Espero que vocês sejam capazes de responder a essas questões!

Para um melhor aproveitamento das aulas sua participação deve ser ativa!



 
BANG .:. Desde 1971 no Brasil .:. Tradição & Qualidade