Julho - 2014
STQQSSD
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   

Email Newsletter icon, E-mail Newsletter icon, Email List icon, E-mail List icon Sign up for WTF Email Newsletter


» Matérias «


[Taekwondo & Saude] Taekwondo Científico - Expandindo as Fronteiras

TAEKWONDO CIENTÍFICO
EXPANDINDO AS FRONTEIRAS

Olá, pessoal.

Nesta semana vamos conversar um pouco sobre Taekwondo Científico e nas próximas semanas vou detalhar um pouco mais sobre alguns tópicos relacionados a essa área do nosso Esporte.

Felizmente tenho recebido incentivo e apoio para desenvolver o trabalho que propus para melhorar o nosso Taekwondo. Aqueles que têm acompanhado o Curso de Taekwondo Científico perceberam que conto com patrocínio de materiais (pastas, canetas, bloco de anotações, maquetes) fornecido por Laboratórios Farmacêuticos que observaram a importância de um trabalho sério e de formação básica.

Agradeço a minha equipe de São Paulo - SP, aos colegas, aos patrocinadores e aos senhores que têm demonstrado interesse sobre a Ciência do Taekwondo.

Para meu espanto e alegria, o Taekwondo Científico também despertou interesse da classe acadêmica e médica. Recentemente recebi dois convites para ministrar palestra sobre o tema. O primeiro convite partiu da Universidade da Cidade de São Paulo para um Simpósio de Fisioterapia Esportiva ( agosto de 2001 ). Também fui convidado a dar uma palestra sobre este trabalho em uma Feira de Tecnologia em Reabilitação a ser realizado em março de 2002.

Espero que este interesse se desperte também entre os praticantes de Taekwondo, independente da graduação, pois estamos aqui para aprender cada vez mais e trocar conhecimentos.

Dividi o texto em alguns tópicos para que o texto não ficar cansativo:

O que é o Taekwondo Científico ?
Taekwondo Científico é o nome dado pela W.T.F. para a área voltada ao estudo do Taekwondo com auxílio da Ciência. O pioneiro da área é o Dr.Jin Bang Yang, coordenador do Departamento de Pesquisa e Educação da Kukkiwon e Membro do Comitê Técnico da W.T.F.. Seu trabalho está voltado particularmente ao estudo do Taekwondo de Competição com estudos sobre Técnicas e Táticas.

Taekwondo Científico além das Competições
Certamente o trabalho do Dr.Jin Bang Yang é de grande valia. Entretanto, há aqueles que não se identificam com o Taekwondo de Competição e preferem treinar Poomse, Defesa Pessoal ou somente fazer "sombra". Então, propus a pesquisar outros aspectos do Taekwondo além da Competição, pois não podemos excluir aqueles que simplesmente não gostam de competir.

Assim, pude mesclar conhecimentos orientais e ocidentais para explicar os inúmeros movimentos do Taekwondo como seus Poomses, Defesa Pessoal, chutes, etc, e justificar o por quê do treinamento.

Os bastidores do Taekwondo Científico
O Taekwondo Científico pode atuar em diversas áreas como, por exemplo:
a) preparação física específica
b) nutrição esportiva
c) acompanhamento psicológico
d) tratamento das lesões
e) prevenção de lesões e desenvolvimento de equipamentos de proteção
f) análise computadorizada dos movimentos e sua aplicação nas correções técnicas
g) aconselhamento técnico (de forma geral), dentre outros.

O trabalho de "bastidores" do Taekwondo é árduo e necessita de mão-de-obra especializada e bem equipada. A grande satisfação de tudo isso é sua fácil aplicabilidade nas aulas e treinamentos com resultados imediatos no aproveitamento daquilo que é ensinado ou corrigido.

Taekwondo Científico nas Academias
O método de ensino de tempos passados poderia ser chamado de "imitação", pois o Instrutor ou Mestre comandava e o aluno simplesmente imitava. Hoje sabemos que há vários exercícios daquela época que são prejudiciais à saúde, e que infelizmente continuam sendo utilizados em várias academias. Não sou eu quem digo isso, mas é o resultado de estudos científicos e que são mundialmente aceitos por profissionais da área da saúde.

Além de ensinar o movimento, o instrutor ou Mestre deve explicar detalhadamente as técnicas para que não resulte em um treino de Decorar Movimentos, treinar para exame ou simplesmente treinar porque foi mandado!!!! Tem locais que até inventam maluquices para mostrar que as aulas são diferentes! Mais importante que passar uma imagem de mudança é mostrar conteúdo, e é nisso que a Ciência do Taekwondo pode auxiliá-lo.

Despertanto o cientista que há dentro de você
Todo aluno deve perguntar ao seu Instrutor e Mestre qualquer dúvida que apareça. Já passamos do tempo da ditadura em que um falava e outros faziam. Temos o direito de saber o que estamos fazendo. Assim, criei um mini-questionário básico que todos devem ter em mente com relação a uma técnica:
1. O que é essa técnica ?
2. Por que é desse jeito ?
3. Para que serve ?
4. Como se faz ?
5. Qual o nome da técnica ?

Assim, deixaremos de ser meros expectante e imitadores, e passaremos a ser ATIVOS nessa relação de aprendizado, afinal estamos na academia para aprender e não para copiar aquele que fica na frente da turma.

Como eu faço?
Logo que tive o contato com esta metodologia, adoteia-a como minha forma de ensinar.

Trata-se do Método Socrático de Aprendizagem.

Sócrates foi um filósogo grego que valorizava mais o pensador e os métodos de saber do que o próprio conhecimento. O método socrático de aprendizagem requer um diálogo de perguntas e respostas entre professor e aluno, desfazendo pretensões e que aceita a ignorância como um dispositivo pedagogicamente útil.

Tudo isso significa que só aprende quem tira suas dúvidas, quem pergunta, quem pensa e não fica só imitando!

Quero que todos sejam críticos e não apenas receptores de informações.
Espero que todos tenham tirado suas principais dúvidas. Com o tempo poderemos conversar mais sobre o tema que sem dúvida é muito extenso e que tem um grande campo para crescer. É uma área nova para todos nós e espero contribuir com todos vocês se o objetivo for melhorar o nosso Esporte, a nossa Arte.

Nas próximas semanas estarei trazendo material sobre competições, Poom-se, Defesa Pessoal, Kibon Donjak, dentre outros.



 
BANG .:. Desde 1971 no Brasil .:. Tradição & Qualidade